CFO - Lei extravagante 04
PROCEDIMENTO SUMARISSIMO – JUIZADO ESPECIAIS
CRIMINAIS
LEI 9099/95
Não sendo caso de composição, transação ou na
ausência do noticiado, o MP poderá oferecer a denuncia oral, com base no art.
69 da Lei. Não há necessidade de IP nem de exame de corpo de delito (boletim
medico supre).
Se a ação for privada, pode ser oferecida a
queixa oral.
Em qualquer caso, havendo complexidade, o feito
pode ser encaminhado ao juízo comum.
Tanto a denuncia quanto a queixa serão reduzidas
a termo.
O noticiado, se presente, já sairá citado, com a
data para a AIJ. Se ausente, deve ser realizada sua citação pessoal. Todos os
demais saem intimados.
Deve constar do termo a possibilidade de que se
indiquem as testemunhas (3 testemunhas). Se as testemunhas vão comparecer mesmo
sem intimação, traga-as. Caso haja necessidade de intimação, deve ser
encaminhada a relação 5 dias antes da AIJ. Preclusao consumativa do ato: não
podem ser intimadas mais.
Na AIJ inicia-se com a tentativa de conciliação
ou transação, caso não tenha sido possível antes.
Ocorreu uma infração de menor potencial ofensivo
(menos de 2 anos). Foi feito o termo circunstanciado, e a pessoa compareceu
numa audiência preliminar. Na audiência preliminar se possível tenta composição
civil dos danos, ou transação, ou denuncia/queixa. Presente será citado na
própria audiência e se não presente, vai ser citado e marcado uma AIJ. São dois atos, duas audiências.
Art. 81. Aberta a audiência, será dada a palavra ao defensor para responder
à acusação, após o que o Juiz receberá,
ou não, a denúncia ou queixa (cabe recurso quando rejeita a denuncia/queixa
– apelação. Não cabe recurso em caso de recebimento da denuncia/queixa); havendo
recebimento, serão ouvidas a vítima
e as testemunhas de acusação e defesa, interrogando-se
a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos
debates orais e à prolação da sentença.
Ordem: vítima, testemunha da acusação,
testemunha da defesa, interrogatório. Terminou interrogatório passa aos debates
orais, não tem previsão na lei para apresentar escrito, mas tem juiz que
recebe. Depois se tem a sentença. Cabe apelação prazo de 10 dias. No CPP é 5
dias pra apelar e 8 dias para as razões. No juizado não, 10 dias pra apesentar
tudo (razões inclusas). Quem julga não é o TJ, é a turma recursal (composta por
juízes de 1° grau, não é composta por desembargadores), cabe também embargos (5
dias), agora não suspendem o prazo e sim interrompem o prazo para apelar. Cabe
quando houver obscuridade, omissão ou contradição na sentença. A dúvida não tem
mais na lei.
Art. 83. Cabem embargos de declaração quando, em sentença
ou acórdão, houver obscuridade, contradição ou omissão.
Erros
materiais podem ser corrigidos de oficio.
Execução será no próprio juizado.
Art. 88. Além das hipóteses do Código
Penal e da legislação especial, dependerá de representação a ação penal relativa aos crimes de lesões corporais
leves e lesões culposas.
Se nada estiver escrito no crime será ação penal
incondicionada. Exceção: lesão corporal leve e lesão corporal culposa. Será
ação penal publica condicionada a representação. E se for lesão corporal no
âmbito de violência domestica? Não aplica essa regra, continua sendo
incondicionada (sumula STJ).
Tentei a composição civil dos danos não deu certo,
tentei a transação penal não deu certo, promotor ofereceu denuncia, ainda dá
pra suspender o processo. Juiz diz quais as condições que deverá cumprir
(período de prova – cumpre as condições). Não corre prescrição enquanto estiver
suspenso o processo.
Requisitos para suspender o processo: pena mínima
cominada igual ou inferior a 1 ano; infrações abrangidas ou não pela lei
9099/95; o acusado não pode estar sendo processado nem ter sido condenado por
outro crime; art. 77 CP (circunstancias pessoais). Obs. Crime de furto pena 1 a
4 anos. Esse crime é ou não uma infração de menor potencial ofensivo? Não.
Porque a pena máxima ultrapassa 2 anos, não sendo julgada no âmbito da lei
9099/95. Só que no crime de furto cabe a suspro.

LEI
DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – 8429/92
Essa lei não tem conteúdo penal é uma lei
administrativa.
Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente
público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou
fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal,
dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou
de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra
com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão
punidos na forma desta lei.
Quem é o agente
publico?
Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei,
todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por
eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de
investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades
mencionadas no artigo anterior.
Art. 3° As disposições desta lei são
aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza
ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob
qualquer forma direta ou indireta.
Quem é a vitima?
Administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de
Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para
cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de
cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual. Patrimônio de entidade
que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão
público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido
ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual,
limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre
a contribuição dos cofres públicos. Obs. Neste caso a sanção é limitada a
repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.
Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia
são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e
publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. Obs. LIMP
Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação
ou omissão, dolosa ou culposa,
do agente ou de terceiro, dar-se-á o
integral ressarcimento do dano.
Art.
6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou
terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.
Qual o
limite da indisponibilidade? Parágrafo
único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre
bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo
patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.
e
no caso de morte do agente publico? Essas penas podem ser estendidas ao
sucessores, porem até o limite de suas heranças.
Quais os atos da improbidade administrativa?
Enriqueceu
ilicitamente, o que acrescentou tem que perder. Pode acontecer prejuízo ao
erário ou não (ressarcir o dano). Perda da função publica (falta de moralidade,
probidade). Suspensão dos direitos políticos de 8 a 10 anos. Multa civil ate 3
vezes o valor do acréscimo patrimonial;
proibida de contratar com o poder publico.
Art.
9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento
ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em
razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas
entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:
I
- receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer
outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão,
percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou
indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das
atribuições do agente público;
II
- perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição,
permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas
entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;
III
- perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação,
permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal
por preço inferior ao valor de mercado;
IV
- utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou
material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das
entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores
públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;
V
- receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para
tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de
narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita,
ou aceitar promessa de tal vantagem;
VI
- receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para
fazer declaração falsa sobre medição ou avaliação em obras públicas ou qualquer
outro serviço, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou característica
de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art.
1º desta lei;
VII
- adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou
função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à
evolução do patrimônio ou à renda do agente público;
VIII
- aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou
assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de
ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do
agente público, durante a atividade;
IX
- perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de
verba pública de qualquer natureza;
X
- receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente,
para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado;
XI
- incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio bens, rendas, verbas ou
valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1°
desta lei;
XII
- usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do
acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.
Ressarcimento
do dano; perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio;
Art.
10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário
qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial,
desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das
entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:
I
- facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporação ao patrimônio
particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores
integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta
lei;
II
- permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize
bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades
mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou
regulamentares aplicáveis à espécie;
III
- doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que
de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do
patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem
observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;
IV
- permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do
patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a
prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;
V
- permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por
preço superior ao de mercado;
VI
- realizar operação financeira sem observância das normas legais e
regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;
VII
- conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das
formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;
VIII
- frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para
celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los
indevidamente;
IX
- ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou
regulamento;
X
- agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, bem como no que diz
respeito à conservação do patrimônio público;
XI
- liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou
influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular;
XIII
- permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas,
equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição
de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho
de servidor público, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.
XIV
– celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de
serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades
previstas na lei;
XV
– celebrar contrato de rateio de consórcio público sem suficiente e prévia
dotação orçamentária, ou sem observar as formalidades previstas na
lei.
XVI -
facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio
particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores
públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante
celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou
regulamentares aplicáveis à
espécie;
XVII
- permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize
bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração
pública a entidade privada mediante celebração de parcerias, sem a observância
das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à
espécie;
XVIII
- celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a
observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à
espécie;
XIX
- agir negligentemente na celebração, fiscalização e análise das
prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com
entidades privadas;
XX
- liberar recursos de parcerias firmadas pela administração pública com
entidades privadas sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir
de qualquer forma para a sua aplicação irregular.
XXI - liberar recursos de
parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas sem a
estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a
sua aplicação irregular.
Art. 10-A. Constitui
ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão para conceder,
aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário contrário ao que dispõem
o caput e
o § 1º
do art. 8º-A da Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.
Art.
11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios
da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de
honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e
notadamente:
I
- praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele
previsto, na regra de competência;
III
- revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e
que deva permanecer em segredo;
VII
- revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da
respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de
afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
VIII
- descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de
contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades
privadas.
penas
para improbidade atetatoria contra os principios: ressarcimento do dano, perda
da função; suspensao dos direitos politicos de 3 a 5 anos, pagamento de multa
até 100 vezes (valor da remuneração); proibição de poder contratar do poder
publico prazo de 3 anos.
Enriquecimento
ilicito: perda do patrimonio; ressarcimento do dano; perda da função publica.
Multa ate 3 vezes o valor do acrescimo patrimonial, não pode contratar o poder
publico durante 10 anos, nem receber qualquer tipo de vantagem
Prejuizo
ao erario: ressarcimento e perda dos bem. Suspensao dos direitos politicos de 5
a 8 anos. Pagamento de mutla civil de ate 2 vezes o valor do dano.
Art. 13. A posse e o exercício de agente público
ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem
o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal
competente.
§
1° A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos,
ações, e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizado no
País ou no exterior, e, quando for o caso, abrangerá os bens e valores
patrimoniais do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que
vivam sob a dependência econômica do declarante, excluídos apenas os objetos e
utensílios de uso doméstico.
§ 2º A declaração de bens será
anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do
mandato, cargo, emprego ou função.
§ 3º Será punido com a pena de
demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o
agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo
determinado, ou que a prestar falsa.
§ 4º O declarante, a seu critério,
poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da
Receita Federal na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e
proventos de qualquer natureza, com as necessárias atualizações, para suprir a
exigência contida no caput e no § 2° deste artigo .
RELEMBRANDO: enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e atos
que atentam contra os princípios da adm. Publica, cada modalidade suas
respectivas sanções. Perda da função publica obrigatória em todos os rimes.
Suspensão de poder contratar com o poder publico varia.
Procedimento
administrativo
Qualquer pessoa pode representar pela
instauração ou investigação. se a pessoa for inocente será delito.
A representação será reduzida a termo. Conterá a qualificação do representante, as informações
sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
a autoridade administrativa vai verificar se
recebe ou não. Se receber ira apurar os fatos. Comunica o MP e tribunal ou
conselho de contas para apurar o procedimento, requerer ao juiz competente para
o sequestro dos bens.
Processo judicial
rito ordinário, proposta pelo MP ou PJ
interessada, prazo de 30 dias da efetiva medida cautelar, não cabe transação
nem conciliação. Caso o mp nao seja parte atua como fiscal da lei. O requerido
é notificado para manifestar manifestação em 15 dias. em 30 dias juiz decide se
recebe ou rejeita a inicial. Aceita, reu citado para contestar. a sentença procedente
determina o pagamento ou a reversao dos bens em favor da PJ.
Art.
19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público
ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. Obs.
parece com a calunia.
Pena: detenção de seis a dez meses e
multa
Parágrafo único. Além da sanção penal, o
denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais
ou à imagem que houver provocado.
Art.
20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam
com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Obs. Principio da
presunção de inocência.
Parágrafo único. A autoridade judicial
ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público
do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração,
quando a medida se fizer necessária à instrução processual. Obs. Medida de caráter
cautelar.
Art. 21. A aplicação das sanções previstas
nesta lei independe:
I - da efetiva ocorrência de dano ao
patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;
II - da aprovação ou rejeição das
contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos
as sanções previstas nesta lei podem ser propostas:
I - até cinco anos após o término do
exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança;
II - dentro do prazo prescricional
previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a
bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.
III - até cinco anos da data da
apresentação à administração pública da prestação de contas final pelas
entidades referidas no parágrafo único do art. 1o desta Lei
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
quem
é criança: até 12 anos de idade incompletos.
Adolescente:
12 completos aos 18 incompletos.
Art. 103. Considera-se ato infracional a
conduta descrita como crime ou contravenção penal.
Art. 104. São penalmente inimputáveis os
menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas nesta Lei.
Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, deve
ser considerada a idade do adolescente à data do fato.
Art. 105. Ao ato infracional praticado por
criança corresponderão as medidas previstas no art. 101.
Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua
liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e
fundamentada da autoridade judiciária competente.
Parágrafo único. O adolescente tem direito à
identificação dos responsáveis pela sua apreensão, devendo ser informado acerca
de seus direitos.
Art. 107. A apreensão de qualquer adolescente e
o local onde se encontra recolhido serão incontinenti comunicados à autoridade
judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.
Parágrafo único. Examinar-se-á, desde logo e sob
pena de responsabilidade, a possibilidade de liberação imediata.
Art. 108. A internação, antes da sentença, pode
ser determinada pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias.
Parágrafo único. A decisão deverá ser
fundamentada e basear-se em indícios suficientes de autoria e materialidade,
demonstrada a necessidade imperiosa da medida.
Art. 109. O adolescente civilmente identificado
não será submetido a identificação compulsória pelos órgãos policiais, de
proteção e judiciais, salvo para efeito de confrontação, havendo dúvida
fundada.
Art. 110. Nenhum adolescente será privado de sua
liberdade sem o devido processo legal.
Art. 111. São asseguradas ao adolescente, entre
outras, as seguintes garantias:
I - pleno e formal conhecimento da atribuição de
ato infracional, mediante citação ou meio equivalente;
II - igualdade na relação processual, podendo
confrontar-se com vítimas e testemunhas e produzir todas as provas necessárias
à sua defesa;
III - defesa técnica por advogado;
IV - assistência judiciária gratuita e integral
aos necessitados, na forma da lei;
V - direito de ser ouvido pessoalmente pela
autoridade competente;
VI - direito de solicitar a presença de seus
pais ou responsável em qualquer fase do procedimento.
MEDIDAS
PROTETIVAS E SOCIOEDUCATIVAS
Socioeducativas só para adolescentes: advertência
(bronca, admoestação verbal); obrigação de reparar o dano; prestação de serviço
a comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semi liberdade;
internação em estabelecimento educacional.
Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no
art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes
medidas:
IV - inclusão
em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção
da família, da criança e do adolescente;
V - requisição de tratamento médico,
psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;
VI - inclusão em programa oficial ou
comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
Art. 116. Em se tratando de ato infracional com reflexos
patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o
ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.
Obs. Adolescente não tem dinheiro para reparar o dano, o juiz busca outra
medida que melhor se adequa a realidade do adolescente. Os pais nunca pagam,
pois a sanção é individual.
Parágrafo único. Havendo manifesta
impossibilidade, a medida poderá ser substituída por outra adequada.
Art. 117. A prestação de serviços comunitários consiste
na realização de tarefas gratuitas de
interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais,
hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas
comunitários ou governamentais. Obs. Adolescente bom com informática, ele pode
ajudar uma escola etc.
Parágrafo único. As tarefas serão
atribuídas conforme as aptidões do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de oito horas semanais, aos
sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a
freqüência à escola ou à jornada normal de trabalho.
Art. 118. A
liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais
adequada para o fim de acompanhar,
auxiliar e orientar o adolescente.
§ 1º A autoridade designará pessoa capacitada para acompanhar o
caso, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento.
§ 2º A liberdade assistida será fixada
pelo prazo mínimo de seis meses,
podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada
ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o
defensor.
Art. 119. Incumbe ao orientador, com o
apoio e a supervisão da autoridade competente, a realização dos seguintes
encargos, entre outros:
I - promover socialmente o adolescente
e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário de auxílio
e assistência social;
II - supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do
adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula;
III - diligenciar no sentido da
profissionalização do adolescente e de sua inserção
no mercado de trabalho;
Art. 120. O regime de semi-liberdade pode ser determinado desde o início, ou como forma
de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades
externas, independentemente de autorização judicial.
§ 1º São obrigatórias a escolarização e a profissionalização,
devendo, sempre que possível, ser utilizados os recursos existentes na
comunidade.
§ 2º A medida não comporta prazo determinado aplicando-se, no que couber,
as disposições relativas à internação.
Art. 121. A internação constitui medida privativa da
liberdade, sujeita aos princípios de
brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em
desenvolvimento.
§ 1º Será permitida a realização de
atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa
determinação judicial em contrário.
§ 2º A medida não comporta prazo
determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão
fundamentada, no máximo a cada seis meses.
§ 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três
anos. Obs. Depois pode ser liberado, ficar em semiliberdade ou liberdade
assistida, ou 21 anos de idade. 3 anos pra internação. Quando sai que fica m
semiliberdade.
§ 4º Atingido o limite estabelecido no
parágrafo anterior, o adolescente deverá ser
liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida.
§ 6º Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização
judicial, ouvido o Ministério Público.
§ 7o A
determinação judicial mencionada no § 1o poderá ser
revista a qualquer tempo pela autoridade
judiciária.
II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves; obs. Furto,
mas é a 10ª vez que vem reiterando.
III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente
imposta. Obs. Juiz determinou prestar serviço em liberdade, ele não o fez.
§ 1o
O prazo de internação na hipótese do inciso III deste artigo não poderá ser superior a 3 (três) meses,
devendo ser decretada judicialmente após o devido processo
legal.
Remição: desconto da pena; compito da pena.
Remissão: perdão
Art. 126. Antes de iniciado o procedimento judicial para
apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá conceder a remissão, como forma de exclusão do processo, atendendo às circunstâncias e conseqüências do fato,
ao contexto social, bem como à personalidade
do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional. Obs.
Mais leve a participação, maior a chance de ser perdoado. Não configura
antecedentes criminais.
Parágrafo único. Iniciado o
procedimento, a concessão da remissão pela autoridade judiciária importará na
suspensão ou extinção do processo.
Art. 127. A remissão não implica necessariamente
o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito
de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das
medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a
internação. Obs. Pode ser cumulado com as medidas, salvo as privativas de
liberdade.
Art. 128. A medida aplicada por força
da remissão poderá ser revista
judicialmente, a qualquer tempo, mediante pedido expresso do adolescente ou de seu representante legal, ou do
Ministério Público.
Estava
um adolescente e um adulto junto? Leva para a delegacia do adolescente, depois
o adulto é encaminhado pra delegacia correta.



Ler os crimes:
225 até 240 eca.
Art. 243. Vender, fornecer, servir, ministrar ou
entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a
adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos
componentes possam causar dependência física ou psíquica.
Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa,
se o fato não constitui crime mais grave.
Art. 244. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou
entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de
artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de
provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida:
Pena - detenção de seis meses a dois anos, e multa.
Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupção de
menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a
praticá-la:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro)
anos.
§ 1o Incorre
nas penas previstas no caput deste
artigo quem pratica as condutas ali tipificadas utilizando-se de quaisquer
meios eletrônicos, inclusive salas de bate-papo da
internet.
§ 2o As penas
previstas no caput deste
artigo são aumentadas de um terço no caso de a infração cometida ou induzida
estar incluída no rol do art. 1o da Lei no 8.072,
de 25 de julho de 1990.
Sumula 500 STJ: a configuração do crime do art. 244-B ECA
independe da prova da efetiva corrupção do menor por se tratar de delito
formal.

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